Curiosidades

O Maior Cemitério de Aviões do Mundo

shutterstock 68914780 - O Maior Cemitério de Aviões do Mundo
Você sabia que existem cemitérios só para aviões? Pode parecer  coisa de filme, mas eles realmente existem.
Localizado em Tucson no Arizona, no meio do deserto está o AMARG (Aerospace Maintenance and Regeneration Group - Grupo de Regeneração e Manutenção Aeroespacial) conhecido como o cemitério de aviões.


 

 Cerca de 5 mil aeronaves, algumas delas que um dia foram as mais temidas máquinas de guerra já criadas, hoje se encontram em repouso por lá. Qualquer país que conseguisse por as mãos nesse poder bélico, instantaneamente se tornaria uma super potência militar. 

shutterstock 68914780 - O Maior Cemitério de Aviões do Mundo


 
28386479 - O Maior Cemitério de Aviões do Mundo
 
Esse depósito pertence a Base aérea de Davis-Monthan e foi criado após o fim da segunda guerra mundial, com o propósito de guardar os "sobreviventes", mas devido aos vários conflitos posteriores o lugar foi aumentando cada vez mais. Muitos dos aviões que ali estão, são verdadeiros sonhos de consumo para outras forças armadas ao redor do mundo, haja vista que muitos modelos que são considerados "sucatas" nos EUA, ainda estão ativos pelo mundo afora, como por exemplo o modelo F-14 que apesar de aposentado pela Marinha americana é usado até hoje no Irã.
 
 
 
 (Foto F14) 
Resultado de imagem para aviao f14
Fonte: Opensocial
 
As aeronaves armazenadas, são classificadas por 4 critérios: As que serão preservadas pra uso futuro; As que são vendidas, sejam em partes ou inteiras. Aeronaves que serão desmontadas para reaproveitamento das peças e também aquelas que ficarão armazenadas por pequenos períodos de tempo.
 
O local foi escolhido pela baixa umidade, pois o ar seco do deserto é favorável para preservação dos aviões, ele retarda a ação corrosiva e desse modo fica mais fácil caso necessitem reativar algum deles, além de reduzir o custo da manutenção.

27434587 - O Maior Cemitério de Aviões do Mundo
 
19 - O Maior Cemitério de Aviões do Mundo
 
 
 
 
 Curiosidades 
 
  • Atualmente esse fantástico local atrai centenas de curiosos anualmente e tornou-se um ponto turístico perfeito para os amantes da aviação.
  •  
  • Por conta das negociações sobre a redução de armas, muitas aeronaves tiveram suas asas cortadas. 
  • Os artistas Eric Firestone, Medvin Sobioa e Carlo McCormick, usaram da criatividade para transformar sucta em obra de arte:
 
pic27
pic3
pic48
pic19
Veja o Vídeo:

 

Imagens: Lugares Esquecidos
Vídeo: Canal José Ildefonso    

Fonte: Gigantes do mundo       
Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário