Já imaginou se limpar com sabugo após suas necessidades? com madeira ou cascas de árvore? pois é, nem sempre a vida foi fácil por aqui, Antes da invenção e aprimoramento do papel Higiênico, diversas maneiras que hoje são consideradas estranhas eram usadas.

 

 
Sem%2BT%25C3%25ADtulo 3 - Como as pessoas se limpavam antes do papel higiênico
 
O papel higiênico , foi inventado em 1392 na China, mas somente os ricos podiam usá-lo. 
Os gregos da antiguidade se limpavam com esponjas na ponta de varas que eram sempre reaproveitadas, após embebida em água e sal.
image 1024x741 - Como as pessoas se limpavam antes do papel higiênico
Na Europa não foi diferente diferente dos outros lugares, pois somente os nobres tinham acesso e usavam pequenas toalhas higiênicas, enquanto o resto das pessoas usavam de artifícios tais como: neve e lã de carneiro.
 
Imagem relacionada
Fonte
 
 
Aqui no Brasil, na período colonial era feito o uso da palha de milho verde, pois eram mais macias, mas na falta delas usavam a palha seca ou até mesmo o sabugo.
 
Resultado de imagem para sabugo de milho
Fonte
Quem não tinha condições financeiras, se virava como podia. Geralmente limpavam-se com o que estivesse ao alcance, como por exemplo: Trapos, grama, folhas, pedaços de madeira, as próprias mãos, dentre outras coisas.
 
Resultado de imagem para Papéis Northern papel higienico
Fonte

O papel higiênico como conhecemos, começou a ganhar notoriedade em meados de 1857, após o americano Joseph Gayetty comercializar pacotes de produto. Joseph adicionava perfume de babosa e vendia pacotes de 500 folhas por 50 centavos de dólar. Mas foi um fracasso total. 
Anos mais tarde alguns fabricantes viram a possibilidade de comercializar mais barato, pois o perfume poderia ser dispensado. 
 
Resultado de imagem para primeiro papel higienico
Fonte
No entanto, apenas no século 19 que passaram a fabricá-lo em escala industrial.
 
 Curiosidades 
 
No Brasil, o papel higiênico de textura semelhante a lixas, saiu de circulação em meados da década de 90, será que alguém sente falta?
 
Em alguns lugares da índia, ainda existe o antigo costume de limpar com a mão, por isso utilizam da mão direita para comer e cumprimentar as pessoas.
Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário