Lendas são narrativas fantasiosas transmitidas pela tradição oral através dos tempos.
De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.
 
assustadoras lendas urbanas item 8 - O que são lendas?
Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que são contadas.
 
Conheça algumas dessas lendas famosas. Quem nunca ouviu falar de algumas delas?
 
Pé grande
Resultado de imagem para Pé grande
 
Talvez a lenda urbana mais famosa dos Estados Unidos, o Pé-grande já apareceu em obras de ficção como jogos, desenhos e até filmes. No entanto, na vida real, nunca foi provada sua existência. Relatos de pessoas que dizem ter visto o monstro descrevem o Pé-grande como um macaco cheio de pelos, que anda como um humano e tem mais de 2 metros de altura. Para se esconder dos seres humanos, o Bigfoot tem o hábito de viver em florestas remotas dos Estados Unidos e Canadá
 
O Cavaleiro sem Cabeça
 Resultado de imagem para o cavaleiro sem cabeça
 
Tema até de um filme estrelado pelo ator Johnny Depp, a lenda original do cavaleiro sem cabeça se passa em 1790. Ichabod Crane, um homem magro e supersticioso entra em uma disputa com o valente Brom Bones pela mão da jovem Katrina Van Tassel. Um dia, Crane estava saindo de uma festa à noite quando foi perseguido pelo "Cavaleiro sem Cabeça", um suposto fantasma de um soldado que teve a cabeça arrancada por uma bala de canhão. O fantasma vive vagando até o local da batalha numa intensa e eterna procura pela sua cabeça. Depois de ver o soldado, Ichabod desapareceu misteriosamente da cidade, deixando Katrina se casar com Brom Bones.
 
Bloody Mary 
 Resultado de imagem para Bloody Mary
 
Originária dos Estados Unidos, a lenda da Bloody Mary ficou conhecida no Brasil como a Loira do Banheiro e sofreu algumas adaptações da história original. De acordo com a lenda, Mary foi morta há 100 anos por um cirurgião, que a deixou em frente a um espelho. Antes de morrer, a garota ainda teve forças para revelar seu assassino escrevendo com sangue. A história conta que Bloody Mary apenas aparece para quem cometeu injustiça a outra pessoa
 
O ladrão de rins
Resultado de imagem para O ladrão de rins
Outra lenda urbana originária dos Estados Unidos e que se tornou conhecida no Brasil durante muito tempo. A história de que alguma pessoa sai para se divertir em uma festa, recebe uma bebida de um estranho que contém drogas e acorda no outro dia em uma banheira de gelo e sem um rim é com certeza um clássico. O ladrão de rins realiza toda esta preparação para vender os rins no mercado negro de órgãos e ganhar dinheiro. Verdade ou não, é uma das maiores lendas da América.
 
 
Chupa-Cabra
 Resultado de imagem para Chupa-Cabra
Outra lenda urbana seria a do famoso Chupa-Cabra. A história que foi iniciada em Porto Rico, e em meados dos anos 90, se espalhou pelo Brasil, onde muitos populares alegaram ter visto a criatura, que ela teria matado cerca de 8 cabras que foram mortas com dentadas no pescoço, e sem sangue algum, no entanto, nada teria sido comprovado. De tempos, em tempos surge na internet fotos como a acima, de pessoas que capturaram a suposta criatura.
 
Dá pra ficar com medo dessas histórias, não é? Conhece outra lenda urbana que você já ouviu por aí ou monstro famoso no folclore de algum país que também vale a pena contar a história? Conte pra gente nos comentários e compartilhe seu conhecimento.
Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário