Curiosidades

Conheça os 5 maiores desertos do mundo

deserto 1 - Conheça os 5 maiores desertos do mundo
Em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica, Muitos desertos têm uma média anual de precipitação abaixo de 400 milímetros, Como consequência são quentes e áridos, os desertos têm a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida assim como na Antártida. Comparando-se com regiões mais úmidas isto pode ser verdade, porém, examinando-se mais detalhadamente, os desertos frequentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar umidade.
deserto%2B%25281%2529 - Conheça os 5 maiores desertos do mundo
Fonte da Imagem

1º Antártida (14.000.000 km²)
Resultado de imagem para Antártida
Fonte da imagem
É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior índice de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 °C) foi registrada na Antártida, sendo a temperatura média na costa, durante o verão, de          -10 °C; no interior do continente, é de -40 °C. Muitos autores o consideram um grande deserto polar pela baixa taxa de precipitação pluviométrica no interior do continente. A altitude média da Antártida é de aproximadamente 2000 metros. Ventanias com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias. Ventos de até 320 km/h já foram registrados na área costeira.
 
2º Deserto do Saara (9.000.000 km²)
Resultado de imagem para Deserto do Saara
Fonte da Imagem
 O Deserto do Saara é o mais conhecido dentre os desertos do mundo, uma vez que é o maior entre os “desertos quentes”, apesar de, como todos os outros do mesmo tipo, as noites serem bastante frias, com temperaturas próximas a 0ºC. A sua extensão envolve partes dos seguintes países e territórios: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. Atualmente vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na região do Saara.
 
3º Deserto da Arábia (1.300.000 km²)
Resultado de imagem para Deserto da Arábia
Fonte da imagem
Também situado na Ásia, o Deserto da Arábia situa-se na região do Oriente Médio, envolvendo os territórios da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Iraque, Omã, Kuwait e Iêmen. Trata-se de uma das áreas com a menor biodiversidade do planeta.
No entanto, esse deserto apresenta muitos recursos minerais, com destaque para o Petróleo, que, nessa região do Oriente Médio, apresenta-se nas maiores quantidades do planeta. Em termos de populações, existem povos – alguns deles nômades – sírios, curdos, turcos, armênios e assírios.
 
4º Deserto de Gobi (1.125.000 km²)
Resultado de imagem para Deserto de Gobi
Fonte da imagem
O Deserto de Gobi encontra-se na Ásia, mais precisamente na região norte da China e na porção sul da Mongólia. A palavra “Gobi” vem do idioma mongol e significa “lugar sem água”, possuindo um relevo marcado pelas dunas e por algumas montanhas rochosas. Ao contrário do Kalahari, que apresenta fauna e flora relativamente diversificadas, em Gobi, os seres vivos são raros e de poucos tipos diferentes. Também nesse deserto é possível encontrar algumas populações humanas, todas nômades.
 
5º – Deserto do Kalahari (930.000 km²)
Resultado de imagem para Deserto do Kalahari
Fonte da imagem 

O Deserto do Kalahari é o segundo maior da África, está localizado no sul desse continente e compreende os territórios de Botsuana, África do Sul, Angola, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue. Sua extensão de 930 mil km² envolve a sua área fixa e a sua zona de transição, onde há uma maior presença de vida animal e vegetal. Se considerarmos somente a sua zona central, sua área passa a ser de “apenas” 580 mil km².
O Kalahari é considerado um deserto “traiçoeiro”, pois, durante um curto período do ano, ocorrem algumas chuvas que ajudam a florescer e transformar o ambiente. O lugar, anteriormente seco e sem condições de vida, enche-se de vegetação e recursos para alimentação, adquirindo uma paisagem que em nada se assemelha a de qualquer outro deserto. O problema é que, logo depois, a seca e o ambiente inóspito retornam e, caso alguém tenha ficado perdido por lá, poderá não sobreviver em virtude do esgotamento súbito de água e alimento.
Apesar dessas condições, o Kalahari abriga alguns grupos tribais africanos que desenvolveram formas de sobreviver no local, alguns deles sequer tiveram contato com o ser humano.
 
Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário