Sabemos muita coisa sobre o universo, mas na verdade temos muito a aprender ainda. Olhar pro céu e não pensar no que existe além do que podemos ver, é quase uma tarefa impossível. É incrível como tudo  funciona perfeitamente.

universe 1418354 960 720 - O que existe além do Universo?

Segundo a teoria mais aceita, o universo surgiu a partir de uma grande explosão em um ponto muito pequeno, a "singularidade". Essa liberação de energia é chamada de Big Bang e deve ter ocorrido a aproximadamente 13,9 bilhões de anos atrás. A partir desse momento, o universo começou a se expandir e tomar a forma que conhecemos hoje. Não sabemos o que originou essa explosão, apenas o que ocorreu depois. Mas o que será que existe além do Universo? O nada? Outro universo? Universos paralelos? Nós separamos a três teorias mais famosas atualmente:

O Universo é infinito

570px Wide Field Imager view of a Milky Way look alike NGC 6744 - O que existe além do Universo?

Dizem que o universo é infinito, o que faz sentido realmente, haja vista que ele está em expansão. segundo essa teoria, se você viajar pelo cosmos vai encontrar sempre outros planetas, estrelas buracos negros, etc. Mas será mesmo?

Teoria das cordas -  Universos paralelos

mutiverse - O que existe além do Universo?
© Monólogo Interativo

Segundo essa teoria, o universo é apenas uma bolha de espaço-tempo, ou seja, assim como a terra está pra a via láctea, o nosso universo estaria pra algo muito maior, seria apenas um dentre outros que existem. Esse esquema é chamado de "Multiverso". Acreditam que quando esses universos se chocam a energia criada, dá origem a um Big Bang. 
A teoria do Multiverso está cada vez mais presente no cotidiano, com certeza você já viu em filmes, séries ou programas de TV alguma representação desta.


Fluxo escuro

Black Hole in the universe - O que existe além do Universo?


Alguns astrónomos descubriram em 2008, aglomerados galácticos que fluíam na mesma direção, a uma velocidade incrível de 3,6 km/h. Eles creditam que  corpos maciços fora do universo observável interajam gravitacionalmente com esses aglomerados. Não se sabe  do que são feitos, poderiam ser acúmulo de energia, matéria, dentre outras coisas.

Curiosidades

  • No início não havia luz alguma, embora quando se fala em explosão a nossa cabeça associe imediatamente a luzes. Mas a  luz apenas apareceu 380 mil anos após a formação do universo.
  • Desde o Big Bang, o cosmo está aumentando a sua velocidade de expansão. Segundo estudos, os fótons mais antigos que podemos observar, estão a uma distância de 45 bilhões de anos-luz desde. Após calcular a proporção, chegaram a uma conclusão de que o universo observável possui cerca de 90 bilhões de anos-luz.

Veja também:  A primeira foto de Trappist-1 - A nova galáxia



Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário