Você já se perguntou qual foi o primeiro filme do mundo? O cinema é algo bastante comum atualmente, quem não gosta de passar horas vendo um bom filme? Hoje em dia contamos com gigantes produtoras como por exemplo: Sony Pictures Entertainment, Warner, The Walt Disney Company, dentre outras, que produzem filmes de orçamentos milionários e repletos de efeitos especiais. Mas nem sempre foi assim. Alguns anos antes de Charles Chaplin encantar o mundo com suas obras extraordinárias, o cinema já engatinhava rumo a se tornar o que é hoje.
 
Os 2Birm 25C3 25A3os 2BAntoine 2Be 2BLouis 2BLumi 25C3 25A8re thumb 800x604 61282 300x227 - Você sabe qual foi o primeiro filme do mundo?
© Irmãos Lumière
 

Os irmãos  franceses Auguste e Louis Lumière mostraram ao mundo em 22 de março de 1895, em menos de 1 minuto, o primeiro filme da história. La Sortie de I'usine Lumière à Lyon (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon), foi exibido para um pequeno público e ainda que tenha sido um curta muito pequeno,  foi um marco na história mundial, pois  é tido como o pioneiro da sétima arte.
 
Confira:
 
 
 
Apesar de receberem todo crédito e fama, os irmãos não são os responsáveis pela criação da obra. O verdadeiro inventor foi Léon Bouly, seu trabalho é tido com um aperfeiçoamento do projeto de Thomas Edison. Auguste e Louis acabaram registrando  o produto posteriormente e ficaram com toda a fama.
 
Em dezembro do mesmo ano, um fato bastante inusitado aconteceu, na primeira exibição pública de um filme, o L'Arrivée d'un train à La Ciotat (A chegada do trem na estação), a platéia  saiu correndo ao ver a chegada do trem, eles acreditavam que o trem sairia da tela.
 
Confira um trecho desse filme:
 
 
 
Ainda que os filmes dos irmãos Lumière sejam considerados os primeiros filmes do mundo, muitos acreditam que o primeiro filme de sempre é o Roundhay Scene ( Cena do Jardim De Roundhay), produzido bem antes, no ano de 1888, com apenas 2 segundos de duração:
 
 
Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário