Curiosidades História

Esse homem foi assassinado há mais de 5.000 anos

storymaker iceman oetzi mummy discovery anniversary 11091913 515x388 - Esse homem foi assassinado há mais de 5.000 anos

Ötzi ou Múmia do Similaun é uma das múmias mais bem conservadas e antigas já encontradas, tem cerca de 5300 anos. Encontrado por moradores da região dos Alpes orientais perto do monte Similaun, na fronteira da Áustria com a Itália em 1991. Segundo estudos, ele tinha entre 35 e 40 anos e 1,65m de altura quando morreu.

Oetzi theIceman original 300x213 - Esse homem foi assassinado há mais de 5.000 anos

Por muitos anos, a causa da sua morte era desconhecida, muitos achavam que havia morrido de fome, ou frio. A sua conservação era tão boa, que o casal de alpinistas que o encontrou acreditava que fosse o corpo de algum alpinista desaparecido, mas após estudos identificaram-no como sendo um cadáver pré-histórico. Mas como ele morreu? por que ele morreu?

De acordo com estudiosos, Ötzi não estava em seu melhor estado de saúde, pelo menos não nos seis meses que antecederam sua morte,  estava sofrendo de uma infecção causada por um parasita intestinal. No entanto, apesar dos problemas de saúde, o que provocou a sua morte foi uma pancada na cabeça e não uma flechada, como pesquisas anteriores sugeriam.

storymaker iceman oetzi mummy discovery anniversary 1109197 515x388 300x226 - Esse homem foi assassinado há mais de 5.000 anos

Um estudo conduzido em 2001 identificou uma ponta de flecha de pedra em seu ombro esquerdo. E como já mencionado, acreditava-se que essa seria a causa de sua morte. Mas em 2007 foi sugerido que o ferimento da flecha teria o deixado inconsciente e a morte veio logo depois, com uma violenta pancada na cabeça, o "Golpe de Misericórdia" ou então ao perder a consciência bateu a cabeça quando caiu.

A análise de DNA revelou traços de sangue de outros quatro indivíduos em seus pertences: dois na mesma flecha, um no casaco e um em sua faca. Baseando-se nestas evidências, acredita-se que Ötzi e mais alguns companheiros haviam se envolvido em uma luta contra um grupo rival de caçadores, e em dado momento ele pode ter  carregado, ou ter sido carregado por um companheiro. Mas em decorrência dos ferimentos, largou seu equipamento contra uma rocha e morreu logo em seguida.

Curiosidades

tattoo otzi.jpg.838x0 q80 300x199 - Esse homem foi assassinado há mais de 5.000 anos

(Foto: South Tyrol Museum of Archaeology/Facebook)

O homem possuía 57 tatuagens, algumas delas são localizadas em locais em pontos semelhantes ao de acupunturas, o que leva a crer que podem ter sido feitas para tratar algum problema de saúde.

800px Oetzi the Iceman portrait 200x300 - Esse homem foi assassinado há mais de 5.000 anosEle possui descendentes vivos. Pesquisadores que estudaram o DNA de Ötzi descobriram uma mutação rara do cromossomo Y conhecida como G-l91 e ao comparar com milhares de amostras de pessoas que vivem na Áustria, chegaram a 19 homens com a mesma mutação, vivendo próximo de onde Ötzi foi encontrado.

De acordo com a crença a múmia estaria zangada com as pessoas que perturbaram seu descanso. 7 das pessoas que tiveram contato com o corpo congelado, morreram em acidentes estranhos. Uma coincidência sobre esse fato é que Helmut Simon, o descobridor de Ötzi, faleceu em uma tempestade de gelo na mesma posição que o homem pré-histórico.


Imagens: Wikipédia; Arqueologia e pré-história

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário