Curiosidades História

Por que as pessoas não gostavam de banho na Idade Média?

monty python e o calice sagrado plebeus - Por que as pessoas não gostavam de banho na Idade Média?

Você muito provavelmente já viu e filmes e séries de época, que a população europeia da idade média não era muito fã de um bom banho. Mas nem sempre foi assim, existe uma boa explicação pra tamanha imundice.

banho medieval comida 288x300 - Por que as pessoas não gostavam de banho na Idade Média?

Até meados do século 14, os europeus eram bem limpos, tomavam banhos diários, nas cidades grandes existiam os banhos públicos e a arte de banhar-se várias vezes era ostentação da nobreza. Mas quando a peste negra chegou e dizimou a população esse cenário mudou drasticamente.

peste negra BRASIL ESCOLA 300x210 - Por que as pessoas não gostavam de banho na Idade Média?

A maioria dos médicos daquela época, acreditava piamente que o causador da peste eram os ares contaminados e fedorentos, miasmas. Segundo eles, os miasmas penetravam nas pessoas tanto pela respiração, quanto pelos poros da pele. Como os poros são abertos após um bom banho e os casos de peste negra aumentavam no verão, época em que os banhos eram mais frequentes, o conselho foi: "parem de tomar banho!". A partir daí banhar-se era visto como uma sentença de morte.Mais tarde descobriram que a doença era transmitida por uma bactéria presente nas pulgas dos ratos.

 

Essa época de imundice se sustentou até o século 18, quando Charles Russel e William Bucham começaram a recomendar o banho de mar para tratar de doenças. Estudos posteriores concluíram que a camada de sujeira ao invés de proteger a pele, como se acreditava, continha uma gama de bactérias prejudiciais à saúde.


Fonte:  Aventuras na História 

Imagens: Histdocs, Aventutas na História, Brasil Escola

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário