Os Vikings acabaram se tornando muito famosos na mídia. São os caras fortes, grandes e barbudos que usam elmos de chifres pontudos. Verdadeiros mestres da arte de batalhar, eles tinham um grande poder marítimo que somado ao espírito aventureiro possibilitou a exploração de quase toda a Europa e outras regiões do mundo. A imagem formada no imaginário popular, foi a de que eles saqueavam, estupravam mulheres, bebiam sem parar, eram imundos, dentre outras coisas. Mas qual é a verdade por trás dos nórdicos? Listamos 7 coisas que você aprendeu provavelmente errado sobre eles:

1. Eles eram pessoas despenteadas, sujas e sem vaidade? Nem sempre.

Vikings Arkeologisk museum Stavanger Norway 2015 05 27 300x120 - 7 Coisas que você aprendeu errado sobre os Vikings

Segundo alguns achados, os Vikings cuidavam da sua aparência e higiene. Alguns utensílios como pentes, colheres, lâminas de barbear, pinças e até limpadores de ouvido foram encontrados por pesquisadores. Ou seja, Sujos e despenteados somente depois de uma batalha.

2. Chegaram antes de Colombo na América.

Christopher Columbus4 300x206 - 7 Coisas que você aprendeu errado sobre os Vikings

Ilustração do desembarque de Colombo em São Salvador nas Bahamas. - Wikipédia

Na escola aprendemos que Cristóvão Colombo foi o descobridor da América. Mas existem fortes indícios de que os Vikings estiveram por lá bem antes dele.

3. Mulheres Não participavam das batalhas.

c34a46e40fb3459fc5497c8279d2a9fd 300x150 - 7 Coisas que você aprendeu errado sobre os Vikings

Série Vikings - History

Nos filmes e séries vemos mulheres lutando lado a lado com os homens nas aventuras vikings. Mas na vida real não foi bem assim, existem poucos indícios de mulheres nas expedições e os poucos relatos que existem não são de guerreiras.

4. Eles não usava elmos de chifre.

640px Vikinghjelm Gjermundbu 254x300 - 7 Coisas que você aprendeu errado sobre os Vikings

Elmo da Chieftain’s Grave, século X, Noruéga

É algo bem chocante não é mesmo? A maioria das pessoas, assim como eu, criou a imagem do viking usando esse tal capacete de chifre. Esses tais elmos, de fato existiram, mas não eram usados pelos Nórdicos e sim por outros guerreiros de outras culturas. Os vikings geralmente deixavam a cabeça descoberta e quando usavam capacetes, estes eram de couro e metal.

5. A maioria deles vivia na fazenda.

Nem todos eram os guerreiros fortes e impiedosos, ou melhor, poucos se encaixavam nesse perfil. A maioria dos Nórdicos não usava um machado ou espada e sim foices, Cuidava da lavoura, criavam gado e produziam alimento.

6. Eles não eram unidos.

Frank Dicksee   Vikings Heading for Land 300x211 - 7 Coisas que você aprendeu errado sobre os Vikings

Eles não reconheciam seus companheiros. Durante a era dos Vikings, o território deles mais parecia uma colcha de retalhos e as brigas por território eram constantes.

7. Eles não eram Vikings.

Bateau Viking transporté 300x194 - 7 Coisas que você aprendeu errado sobre os Vikings

Calma aí, vou explicar. O termo Viking na verdade, se refere aos escandinavos que partiam para o mar em busca de aventura. E ainda assim eles não se chamavam de Vikings. Uma rara menção da palavra em pedras rúnicas foi: "fara i viking", que significa "ir" em viagens de pirataria, comércio e expedição guerreira.

Recomendado: Os 10 tratamentos médicos mais bizarros da antiguidade


Fonte: History, Arqueologia e Pré-história

Foto destaque: Science Alert

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário