O mundo está evoluindo em ritmo acelerado. Pouco tempo atrás nem imaginávamos que inventariam o celular, hoje resolvemos tudo através dele. Você consegue imaginar como será a evolução tecnológica das próximas décadas? Separamos 10 tecnologias que estão em desenvolvimento e que certamente irão mudar nossa maneira de interagir com o mundo.

1 - Computador Quântico

4108620174856 300x150 - 10 Tecnologias que irão revolucionar o mundo em poucos anos

Imagem/Reprodução: Reprodução/D-Wave Systems

Desde 1981 a tecnologia quântica vem sendo estudada, no entanto não conseguiram "domina-la" perfeitamente ainda, mas parecem estar bem perto disso. Um computador normal tem a memória feita de bits. Cada bit guarda "0" ou "1". O quântico funciona com qubit, podendo conter "0", "1" ou ambos ao mesmo tempo. Parece pouco, mas essa pequena diferença, não é tão pequena assim.

2 - Impressora 4D

A impressora 3D chegou no mercado revolucionando, pois agora você pode imprimir objetos, inclusive existem arquitetos que estão investindo na criação de casas impressas. Apesar deste ser um invento bem recente, já existe uma nova versão, a impressora 4D. Ainda em desenvolvimento, esta poderá criar alguns produtos, comidas e até partes do corpo humano.

3 - Realidade Virtual

tumblr mdhlnvDrJa1r21i5xo1 1280 300x195 - 10 Tecnologias que irão revolucionar o mundo em poucos anos

Apesar de já estarmos um pouco avançados a respeito da tecnologia de realidade virtual, falta muito para se chegar ao ideal. As empresas de jogos investem muito dinheiro há décadas em projetos deste segmento, mas ela continua sendo considerada a tecnologia do futuro e não do presente. Imagina você poder entrar dentro do seu filme preferido ou jogo de vídeo game? vamos aguardar pra ver.

4 - Internet das Coisas

25888.40711 Internet das Coisas 300x243 - 10 Tecnologias que irão revolucionar o mundo em poucos anos

Imagem/Reprodução - Canaltech

Estima-se que até 2020, mais de 30 bilhões de microsensores localizados em fechaduras, carros, coleiras de animais e muitas outras coisas, estarão conectados em rede, transmitindo informação entre si. Essa tecnologia nada mais é do que a criação em massa de nanosensores que estarão em praticamente em tudo, inclusive dentro do corpo humano. Será um grande avanço nos mais variados ramos, como por exemplo: Medicina, arquitetura, produção de remédios e muitos outros.

5 - Materiais em 2D

o que e grafeno 2 300x157 - 10 Tecnologias que irão revolucionar o mundo em poucos anos

Imagem/Reprodução - Culturamix

Você já ouviu falar em grafeno? É um material transparente feito a partir de carbono, além de ser bem mais forte que o aço é mais resistente que diamante, além de super flexível e muito leve. Outra característica desse tipo de material é a sua velocidade de condução elétrica. Além do grafeno existem outros materias 2D, como o siliceno e fosforeno. Eles são os materiais do futuro não apenas pelas suas vantagens mas também por serem mais fáceis de serem produzidos.

 

 

6 - Optogenética

O orgão mais misterioso do ser humano é o nosso cérebro, muita coisa não se sabe ainda sobre o funcionamento das células cerebrais, mas isto está prestes a mudar. Em 2005 começaram os estudos sobre a optogenética, que oferece a possibilidade de ativar e desativar neurônios específicos com uma precisão incrível. Mas como funciona?

São introduzidos pigmentos nas células cerebrais que ao receberem feixes de luz de determinadas cores irão responder da maneira conforme foi programada.

Essa tecnologia poderá ser a chave para a cura e prevenção de doenças como: Depressão, transtornos mentais, problemas de visão e dores crônicas.

7 - Novas Baterias

mobile phone 2046614 960 720 300x200 - 10 Tecnologias que irão revolucionar o mundo em poucos anos

Quem nunca perdeu a paciência com a bateria do celular não é mesmo? Ter que viver com ele na tomada é realmente muito incoveniente. Está sendo desenvolvido um estudo que pretende criar baterias muito mais potentes e menos nocivas ao meio ambiente, elas são à base de sódio, alumínio e zinco.

8 - Humanos 2.0

Composição genética do GGN 300x298 - 10 Tecnologias que irão revolucionar o mundo em poucos anos
O corpo humano com certeza será alvo dos pesquisadores, que tentarão melhorá-lo. O genôma dos seus descendentes será sequenciado antes deles nascerem. Será possível reverter quadros de doenças hereditárias, dentre outras coisas. Nascerão seres humanos perfeitos e livres de doenças genéticas.

9 - Nanorobôs

Nanorobos nadadores 300x169 - 10 Tecnologias que irão revolucionar o mundo em poucos anos

Foto/Reprodução - AlefNews

A ideia é de que nanorobôs vivam em nossa corrente sanguínea e monitorem nossa saúde, desse modo as doenças serão rapidamente diagnosticadas, bem como tratadas imediatamente.

10 - Cyborg

O avanço tecnológico possibilitará que os humanos não apenas curem suas deficiências mas adquiram também habilidades especiais, como por exemplo: super visão, audição, memória muito maior, dentre outras coisas. Não demorará muito para que sintam a necessidade de "fundir-se" com a tecnologia e implantar próteses ou dispositivos que os darão verdadeiros super poderes. Será esse o humano do futuro ?

Veja também: Cientistas conseguem transmitir informações de um cérebro para outro


Foto destaque: Epoca.globo

Comentários

Comentários

Loading...

Deixe um comentário