Curiosidades História

O que está escrito no primeiro documento da história?

95900509 gettyimages 115872051 - O que está escrito no primeiro documento da história?

Em 1929, o arqueólogo alemão Julius Jordan, desenterrou uma imensa biblioteca antiga, com mais de 5 mil anos, na cidade de Uruk, mesopotâmia. O acervo era composto por tábuas antigas de argila com figuras abstratas e a escrita era a cuneiforme. Mas o que estava escrito nessas tábuas?

95974244 c77e34f2 4406 4f64 a4b5 090921aa7d1e 267x300 - O que está escrito no primeiro documento da história?

Naquela época, eles usavam um sistema de contagem que consistia em pequenos objetos de argila, em formato de esfera, cones, cilindro, dentre outros formatos. Cada forma possuía um objeto correspondente, por exemplo: Peças em formato de pão seriam usadas pra comprar pão; de animais para comprar animais; e assim por diante.

Esse era o sistema de contagem por correspondência e segundo estudos, é mais antigo que a cidade de Uruk, estima-se que tem 20 mil anos de idade.

O achado de Jordan ficou muito tempo sem ser decifrado, nenhum especialista moderno conseguia resolver o enigma. Até que Schmandt-Besserat apareceu com a resposta. Segundo ela, as tábuas antigas não foram usadas para escrever poesia ou transmitir uma mensagem. Elas tinham a função de registrar a compra e troca de animais bem como de alimentos. Os buracos, nada mais eram que a impressão dos objetos enquanto a argila ainda estava mole.

 Veja mais:     Descoberta misteriosa poderá revolucionar a história da América


 Fonte: BBC 

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário