Conhecido pela alcunha de "O Pancada", Diogo Alves ou galego, nasceu em 1810 e muito cedo foi morar em Lisboa, Portugal. Entrou pra história como sendo o assassino do Aqueduto das Águas Livres, pois neste lugar, cometeu diversos crimes em série.

Começou sua carreira assaltando casas e estabelecimentos comerciais, mas em pouco tempo se tornou um assassino cruel. Com apenas 28 anos, "O Pancada" já havia matado mais de 70 pessoas, no entanto não teve como confirmar os dados, pois as mortes foram registradas como suicídios. Isso se deve ao seu modo de agir. Ele entrava nas galerias do aqueduto, praticava os assaltos e atirava as pessoas de uma altura de 65 metros, para que não o denunciassem.

imag060203 300x183 - O assassino do aqueduto: O último condenado à morte em Portugal

Esse aqueduto era um caminho mais curto para os transeuntes, dentre eles muitos comerciantes, que vendiam seus produtos e voltavam por ali com o dinheiro recebido, alvo ideal para galego.

Em 1840 finalmente ele foi condenado à morte por enforcamento. Mas não pelos crimes do aqueduto e sim por um massacre contra a família de um médico, decorrente de um assalto em conjunto com alguns cúmplices.

Diogo Alves, foi executado em 19 de fevereiro de 1841, no Cais do Tojo. Uma curiosidade sobre esse acontecimento, é que ele foi a última pessoa condenada à morte em Portugal. Alguns  cientistas de Lisboa resolveram estudar o bandido, então deceparam sua cabeça e a colocaram em formol.

diogo alves36288603 400x225 300x169 - O assassino do aqueduto: O último condenado à morte em Portugal

Em seu julgamento, lhe foi perguntado se em alguma das vezes em que arremessou as pessoas ele sentiu pena. O assassino respondeu:

" Só de uma! Uma criança que tive de matar, para que não falasse!... Antes de a largar para a queda da morte, a criança sorriu ingenuamente para mim, e eu senti pena!"

Sua cabeça encontra-se ainda preservada em formol na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. E sua história virou o filme: "Os crimes de Diogo Alves" de 1911.

 

 Conheça:  Os 5 maiores serial killers da história


 Fonte/imagem:  Munho do Alfobre  

Comentários

Comentários

Loading...

Deixe um comentário