Curiosidades História

Década de 20: os “anos loucos”

maxresdefault 1 - Década de 20: os "anos loucos"

Você acha que o mundo de hoje é meio maluco? Então você não conhece os anos 20, ou melhor, "os anos loucos".

anos 20 a 300x209 - Década de 20: os "anos loucos"

Esse período da história foi um tanto conturbado, pois se tratava de uma época de transição. O mundo estava se recuperando de uma grande guerra, a Primeira Guerra Mundial.
Muita coisa mudou nesse período, tanto na moda quanto nos costumes. As mulheres "se libertaram" do espartilho, passaram a adotar o cabelo curto e principalmente conquistaram o direito de votar. Apesar da lei seca vigorar nos EUA daquela época (Proibia fabricar, vender ou transportar bebidas alcoólicas), as festas eram grandiosas e com muita bebedeira.

Devido ao modo de vida excêntrico e superficial, a juventude da década de 20 ficou conhecida como "a geração perdida".

louis armstrong 300x234 - Década de 20: os "anos loucos"

Os "anos loucos" foi a época onde a liberdade aconteceu. As pessoas se entregaram à vida com muito mais entusiasmo. Não existia aquele sentimento de preocupação com a opinião alheia, o que importava era curtir, beber e ser feliz. Viver já não era algo tão monótono e cheio de regras, o politicamente correto pouco importava. As casas noturnas viviam lotadas, bem como bares e cabarés. Foi nesse período que surgiram novos ritmos como o Jazz, Foxtrot e Charleston. O Cinema se tornou super popular, eram milhões de bilhetes vendidos nos EUA, foi a era de ouro de Hollywood.

É bem provável que o que despertou esse novo lado da sociedade tenha sido os traumas causados pela grande guerra. A incerteza do amanhã fez com que as pessoas sentissem a necessidade de aproveitar a vida ao máximo. Haja vista que a tensão reinava no mundo e o risco de uma nova guerra era muito alto.8 Ku Klux Klan Virgina 1922 300x170 300x170 - Década de 20: os "anos loucos"

Apesar da mente liberal das pessoas, foi nessa década também que a xenofobia e o racismo estiveram no seu auge, infelizmente. A Ku Klux Klan promovia várias atrocidades contra negros, judeus, imigrantes, católicos, e outros. Sem contar que o Ato de imigração que limitava o número de imigrantes admitidos nos EUA, foi assinado em 1924, permanecendo em vigor até 1965.

 Veja também:  Por que as pessoas não gostavam de banho na Idade Média?

Viver nessa época deve ter sido algo incrível, realmente indescritível. Os "anos loucos" deram ao mundo uma nova identidade, tudo passou a ser mais agitado com o aprimoramento dos meios de transporte e comunicação. Vale lembrar também que foi nessa época que a mulher deu seu "grito de independência" e conquistou vários direitos trabalhistas, sociais e políticos.anos2 mulheres 300x196 - Década de 20: os "anos loucos"

Mas como tudo que é bom tem um final, com a loucura da década de 20 não podia ser diferente. Junto com a queda da bolsa de valores de 1929, os "anos loucos" e todo o mundo afundaram no mar de problemas que estava chegando. Os anos que se seguiram foram recheados de guerras, crises e tragédias que marcaram o mundo significativamente, mas mesmo assim não conseguiram apagar o brilho daqueles que talvez tenham sido os anos mais felizes que o mundo já presenciou.

 Vídeo Relacionado: 


 Fonte/Imagens: Ensinar História  Conhecer História 

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário