Conheça a “gota do príncipe Rupert” ou “lágrima holandesa”

Ao colocar uma chama em contato com o vidro e deixar por algum tempo, você vai perceber que esse vidro vai derreter. O material líquido que sai desse experimento, quando entra em contato com a água vai solidificar instantaneamente. O resultado será uma substância muito resistente, uma das mais fortes conhecidas pelo homem. Você pode martelá-la como na imagem abaixo que ela permanecerá intacta.

substancias riem fisica 5 300x168 - Como deixar o vidro mais forte que o aço

Mas por que não usamos esse material para construir armaduras, blindagens, etc?

Obviamente que se isso valesse realmente à pena, já estaria sendo feito. Apesar de ser praticamente indestrutível na ponta, as gotas de vidro possuem uma enorme fraqueza na cauda. O simples fato de tocá-la, por mais leve que seja, é suficiente para fazê-la explodir.

substancias riem fisica 5  300x168 - Como deixar o vidro mais forte que o aço

COMO FUNCIONA?

Normalmente o vidro fundido encolhe quando esfriado. Mas no caso da "gota do príncipe Rupert", como é conhecida, quando mergulhado em água, a parte externa esfria rapidamente e solidifica antes do núcleo.
O núcleo tenta se comprimir mas não consegue e fica em um estado de eterna tensão.

Ou seja, a parte mais grossa da gota não se quebra pois quando tentamos golpeá-la estamos aplicando força na mesma direção que ela.
Já na parte mais fina, quando a força é aplicada, libera toda a tensão que estava sendo submetida desde o início e a estrutura vaporiza instantaneamente.


 Fonte/imagens: Hypescience 

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário