Ciência e Espaço Curiosidades

Kuru: A misteriosa doença da tribo Fore

4 пнг - Kuru: A misteriosa doença da tribo Fore

O povo Fore, é uma comunidade de 20 mil pessoas aproximadamente. Eles vivem em Papua-Nova Guiné e ganharam fama após a descoberta de uma doença neurológica degenerativa

fore 300x226 - Kuru: A misteriosa doença da tribo Fore

©FOTO: CHARLES O'REAR/CORBIS / NATURE

Kuru (tremor, febre e frio, na língua dos Fore) é uma doença que começou a se espalhar sem explicação. O paciente apresenta fraqueza muscular, que evolui para uma debilidade no corpo todo e muita dificuldade para ficar em pé. Então começa a "tremedeira", a dificuldade para comer, febre, ele passa o dia todo deitado sem conseguir se levantar até que morre.

A doença foi divulgada pela primeira vez em 1954 pelo explorador australiano W.T. Brown. Durante anos de pesquisas acreditava-se que era um caso de Creutzfeldt-Jakob, uma encefalopatia transmissível. Mas logo descartaram essa possibilidade, pois a doença dos Fore apresentava características bem próprias. No entanto ninguém sabia a maneira com que ela era transmitida.

4 пнг 300x225 - Kuru: A misteriosa doença da tribo Fore

Os Fore possuíam um ritual funerário bastante bizarro. Eles comiam os mortos para que a força vital de quem morreu permanecesse com eles. Os homens comiam apenas as mãos e os pés dos cadáveres e as mulheres e crianças todo o resto, inclusive o cérebro. Observando isso, os pesquisadores perceberam do que se tratava e logo identificaram o modo de contágio da doença.

 VEJA TAMBÉM:  6 Práticas Bárbaras que existem até hoje e você não sabia

Nos anos 70, os Fore abandonaram o ritual de canibalismo e a doença foi finalmente erradicada. Mas estima-se que aproximadamente 10% da população tenha morrido de Kuru.


 Fonte: Seu History 

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário