Curiosidades História

4 fatos desconhecidos sobre as Festas Juninas

fogueira junina - 4 fatos desconhecidos sobre as Festas Juninas

Conheça algumas curiosidades sobre as Festas Juninas

 VÍDEO RELACIONADO:

 

A festa junina aqui no Brasil tem origem nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de São João, a Festa de Santo Antônio e a Festa de São Pedro e São Paulo. A roupa típica do pessoal do campo, um chapéu de palha e os coloridos vestidos são adornos que clara referência ao povo nordestino que trabalha na roça. Os enfeites como bandeirinhas de papel e balões são presentes do país irmão, Portugal. Embora que no Brasil seja proibido o uso de balões, no céu de Portugal eles são vistos com abundância nessa época.

imagem 2 300x195 - 4 fatos desconhecidos sobre as Festas Juninas

Apesar da tradição ter vindo de fora, o brasileiro com seu jeitinho adaptou-a muito bem e hoje as festas juninas estão entre as festas mais importantes do nosso país, talvez a mais importante da região nordeste, rivalizando somente com o carnaval.

Além das roupas e os enfeites já citados, o período junino é repleto de símbolos que o fazem ser tão característico.  E são essas curiosidades das festas juninas que queremos te mostrar.

OS SANTOS

imagem 300x165 - 4 fatos desconhecidos sobre as Festas Juninas

Apesar da origem pagã, já que sua origem se deu para comemorar o solstício (O dia fica mais longo e a noite mais curta e vice versa), a festa junina se adaptou ao passar do tempo. A igreja católica uniu o útil ao agradável, aproveitando que o nascimento de São João era comemorado no dia 24 de junho, juntaram São Pedro e Santo Antônio também. Desse modo nasceram as festas JOANINAS, que logo ficaram popularmente como as festas juninas. 

FOGUEIRA

fogueira junina 300x225 - 4 fatos desconhecidos sobre as Festas Juninas

Um bom nordestino que se preze sempre terá uma grande fogueira em sua porta nessa época.

Diz a lenda, que a primeira fogueira foi feita por Isabel prima de Maria, mãe de Jesus, para avisar que seu filho João Batista havia nascido. Como elas moravam em uma distância que não dava muito bem pra manter uma comunicação por voz, ela teve a ideia de acender a fogueira, desse modo Maria e José conseguissem ver e ir ao seu encontro.

QUADRILHA

Featured Aracaju CASARAO   FOTO ANDRE MOREIRA 60 300x186 - 4 fatos desconhecidos sobre as Festas Juninas

A dança típica junina é a quadrilha, "Olha a cobra!", "É mentira!", "Anarriê". Se você já ouviu algum desses bordões você sabe bem do que estou falando.

A quadrilha foi trazida da França e por lá era chamada de quadrillê, isso aconteceu em meados de 1830 e era dançada em salões da corte carioca. Mas como já de costume, o brasileiro adicionou seu jeitinho à dança e logo incluíram a zabumba, triângulo e sanfona como conhecemos. Dá pra imaginar uma quadrilha sem esses instrumentos?

COMIDAS TÍPICAS

imagem 1 300x195 - 4 fatos desconhecidos sobre as Festas Juninas

Festa junina não se resume apenas à dança, música, roupas e fogueiras. A comida é parte muito importante e faz parte do folclore junino também. Apesar de variarem bastante de acordo com a região do país, as comidas mais marcantes são: canjica, pipoca, bolo de milho, quentão, dentre outras.


Gostou?? Dá uma passada no canal dos nossos parceiros TUDO AKI CURIOSIDADES e se inscreve lá !

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário