Imhotep viveu entre 2655 e 2600 a.C, seu nome significa "aquele que vem em paz". Era servo de Djoser, rei da Terceira Dinastia exercendo a função de Chanceler do faraó, sumo-sacerdote do rei do sol.

imhotep2 199x300 - A verdadeira história de Imhotep: herói ou vilão?

Estátua de Imhotep

Imhotep era um homem de inteligência incrível, ele foi arquiteto, médico, sacerdote, escritor e mágico. E foi o responsável pela construção da primeira pirâmide do Egito, a pirâmide de Sacara.

Certamente a sua existência não foi em vão, ele é tido como o primeiro grande herói egípcio e sua vida foi celebrada durante 3 mil anos. Muito mistério e mitologia cercam a história de Imhotep, reza a lenda que seu pai é o deus Ptah. No entanto, sabe-se que na verdade seu pai era um mestre de obras do reino de Kanefer e sua mãe era uma mulher chamada Khreduankh. Isso sem falar que os egípcios o consideravam o maior escriba que já existiu.

images 3 300x107 - A verdadeira história de Imhotep: herói ou vilão?

Ele foi um dos poucos mortais a serem representados na estátua de um faraó.

Imhotep é considerado por muitos o pais da medicina, pois ele foi a primeira pessoa a que se tem notícias de ter estudado esse ramo, além do mais ele realizava curas e procedimentos médicos. Mas devido à sua descoberta tardia, Hipócrates acabou ficando com o título.

images 5 - A verdadeira história de Imhotep: herói ou vilão?

Representação: Imhotep e Hipócrates

O historiador William Osler o descreveu da seguinte maneira: “(…) a primeira figura de um médico que se destacou claramente nas névoas da antiguidade.”

Os primeiros registros da abóbada celeste são obras de Imhotep, deixando assim, os primeiros mapas das constelações para a posterioridade.

 Você sabia?   O país com mais pirâmides do mundo não é o Egito

No filme A Múmia (1999), Imhotep é mostrado como o antagonista. No entanto a maneira na qual ele foi representado, como um ser vingativo e mesquinho, não possui qualquer respaldo histórico. Muito pelo contrário, como citado anteriormente, ele era visto como herói para o seu povo.


 Vídeo relacionado: 


Se gostou, não esquece de compartilhar com seus amigos!

 Imagens: Sociedade Olho de Hórus 

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário