Deextinção, ou ressurreição biológica é a criação de um organismo semelhante a outro já extinto.

Atualmente existe um esforço por parte da comunidade científica em trazer de volta animais extintos há muito tempo. O caso mais conhecido é o do Mamute-lanoso (saiba mais).

neandertal original9 - Deextinção: Conheça a ressurreição biológica

Mais de 24 espécies são candidatas à deextinção, com base no interesse público, na boa condição de DNA armazenado e a existência de espécies semelhantes, que poderão funcionar como "barrigas de aluguel".

A primeira espécie a ser Deextinta foi o Íbex-dos-pirenéus que havia desaparecido no ano de 2000. Em 2009 o Íbex foi trazido de volta por um curto período de 7 minutos, quando uma fêmea da espécie, por meio de clonagem, nasceu viva, mas em seguida morreu por uma falha nos pulmões, causado assim a segunda extinção do íbex-dos-pirenéus.

250px Pyrenean Ibex - Deextinção: Conheça a ressurreição biológica

A prática da Deextinção levanta diversos problemas e questões éticas. Dentre elas está o dilema de trazer uma espécie extinta para um mundo completamente transformado onde não há como saber se ela irá poder sobreviver. Ou pior, imagina se trouxessem os Neandertais de volta a vida, isso traria junto um enorme sofrimento para essa espécie. Além da facilidade para adquirir doenças, o bullyng e o fascínio pela espécie poderiam ser problemas pra eles, haja vista a semelhança com o humano moderno.

 Espécies candidatas à Deextinção: 

Pombo-passageiro (Ectopistes migratorius): Bird lore 1913 14562557107 - Deextinção: Conheça a ressurreição biológicaEspécie extinta de pombo, oriunda da América do Norte. A ave desapareceu em 1914, o último exemplar da espécie foi a fêmea chamada Martha, que morreu no Zoológico de Cincinnati em 1º de Setembro de 1914.

Mamute-lanoso (Mammuthus primigenius): mamute 2 blog - Deextinção: Conheça a ressurreição biológicaEspécie de mamute que viveu nas regiões norte do planeta, eram animais de porte semelhante ao elefante-africano.


 

 Veja também: Você sabia que o café diminui o tamanho dos seios? 

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário