Tudo gira no universo: elétrons em torno de núcleos, luas em torno de planetas, planetas em torno de estrelas, estrelas em torno de galáxias...

1447754148 458128 1448614700 noticia fotograma - Por que o universo gira?

Para entender o motivo disso precisamos voltar no tempo, bem ao início de tudo. Muito antes do nosso universo ser preenchido com radiação, matéria e antimatéria, ele se encontrava em um estado de rápida expansão, onde a única energia encontrada no espaço-tempo era a energia intrínseca ao próprio espaço.Este foi o período de inflação cósmica que deu origem ao Big Bang.

Durante este tempo foram produzidas flutuações quânticas, mas não podiam interagir entre elas, já que a expansão do espaço era excessivamente rápida. Ela também era a mesma em todas as direções e lugares, sem eixo de qualquer tipo.

Quando a inflação chegou ao fim a energia intrínseca do espaço foi convertida para radiação, matéria e anti-matéria. essas flutuações quânticas deram origem a regiões  pouco densas ou superdensas no universo em rápida expansão.  O que conhecemos como Big Bang.

M31 Spiral Galaxy - Por que o universo gira?

Como nós sabemos a energia não pode ser criada e nem destruída, apenas transformada, então a própria começou a se transformar em matéria, ou seja, as partículas fundamentais. Com o nascimento das partículas surgiu uma propriedade conhecida como Spin (em português "giro" ou "rotação")

Quando estas partículas são criadas, só passam a interagir com outras depois de um certo tempo.A lei gravitacional universal diz que duas partículas no universo se atraem gravitacionalmente por meio de uma força que é diretamente proporcional ao de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa, ou seja: Massa atrai massa, e assim aconteceu.


 Fonte:   HYPESCIENCE 

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário